Tendências no setor de carnes, segundo Meat Conference 2013
Muitos dos produtos apresentados na recepção de degustação da
Conferência Anual de Carnes exemplificaram as principais tendências na
categoria de carnes. Os palestrantes mencionaram que os consumidores
estão buscando produtos de alta qualidade e acessíveis.
Os rótulos desses produtos de carne de vitelo moída e carne de
cordeiro moída têm apelo aos consumidores que buscam alta qualidade.
Vários palestrantes pediram que a indústria de carnes contassem sua
história e que não tivessem medo dos assuntos difíceis. Como a carne de
vitelo pode ser um tema delicado, surpreendeu o fato de que esse rótulo
chama atenção dos consumidores pois afirma que os animais nunca foram
amarrados, foram criados em grupo e nunca receberam hormônios de
crescimento.
Outro ponto discutido foram os produtos livres de antibióticos e
hormônios, que estão ganhando espaço. Um porta-voz de Perdue disse que
os produtos livres de antibióticos representam 8% das vendas totais de
frango da companhia e que a categoria continua crescendo.
Outra tendência é a dos lanches (ou snacks), que são uma oportunidade
para produtos novos e menores com carne. Alguns fornecedores mostraram
produtos em porções menores, mas parece haver muito espaço para mais
inovação usando proteína. Harvey Hartman, do Hartman Group, apontou que
alguns compradores tendem a fazer mais “montagens” de refeições do que
cozinhar as refeições.
De acordo com Hartman, existem três níveis de qualidade com
alimentos: instrumental, de saborear e de inspiração. A instrumental é
a maior, é realmente sobre abastecimento, é tudo sobre o legado de
marcas. São todas essas marcas que continuam em curso, têm grandes
volumes, mas estão relativamente planas. O sabor tem a ver com alimento
de verdade, que é o que os consumidores estão buscando, pois procuram
por qualidade maior.
59% das refeições caem na categoria instrumental, 41% na de saborear e
menos de 1% na de inspiração, porém, os compradores gostariam de ter
mais experiências de saborear. Eles desejam consumir 40% de refeições
instrumentais e 60% de refeições para saborear.
Hartman disse também que a categoria de carnes tem a oportunidade de
aproveitar as muitas ocasiões de refeições fragmentadas com porções
menores, mais variedade de snacks de carne e rótulos privados no
departamento de carnes. A crescente popularidade dos produtos de carne
sem hormônios de crescimento, sem antibióticos, sem esteroides, sem
nitratos e sem aditivos mostra que os consumidores estão buscando
transparência e querem ouvir a história do produtos de carne, disse
Hartman.
Como muitos compradores veem o departamento de carnes como a base de
sua loja, Hartman disse que esse se torna mais do que apenas um local
físico da loja, com uma equipe de especialistas em carne e mais oportunidades para o consumidor participar da categoria.
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