Linhagem de frangos sem penas pode ter vantagens no mercado.


Linhagem de frangos sem penas pode ter vantagens no mercado.

“Frangos comerciais que não possuem penas podem entrar rapidamente no mercado devido a uma série de vantagens sobre o frango com penas”. 






Essa é a conclusão do pesquisador Avigdor Cahaner, professor da Universidade Hebráica, de Jerusalém (Israel). Cahaner, que liderou as pesquisas, explica que este não é um frango geneticamente modificado, e sim, uma espécie natural, que mantém características descobertas há 50 anos atrás. 

A ausência de penas é uma delas. “O que pretendo é simplesmente introduzir a espécie na produção intensiva de frangos. È um frango normal, exceto pela ausência das penas”, afirma.

Os responsáveis pelo melhoramento da linhagem acreditam que a nova raça pode ganhar mais peso e crescer mais rápido que as linhagens convencionais, já que ela não precisa despender energia com o desenvolvimento de penas.

Após cinco anos de trabalhos intensivos de seleção e questões comerciais a serem resolvidas, Cahaner afirma dispor de um tipo de frango que pode ser criado em altas temperaturas sem ser afetado pelo stress. Segundo ele, os frangos obtidos são mais resistentes ao calor, apresentam menos problemas de saúde e requerem menor quantidade de ração para produzir uma quantidade maior e melhor de carne.

Parece novidade, mas não é: o frango sem penas e seu criador, Avigdor Cahaner, já foram notícia em maio de 2002. Ou seja: praticamente cinco anos se passaram e o produto permanece apenas como uma promessa.


EmoticonEmoticon