Alevinos de tambaquis são entregues para agricultores de Manacapuru

Mais de quinze famílias de agricultores do município de Manacapuru foram contempladas com a entrega de trinta e seis mil alevinos (filhotes) de tambaquis, feita pela Unidade Local (Unloc) do IDAM em parceria com a Secretaria Estadual de Pesca – (Sepa)   e a Prefeitura. A ação fez parte do trabalho de incentivo à diversificação de produtos da agricultura familiar, desenvolvido pelo governo do Estado.
Antes da entrega dos alevinos, uma equipe do IDAM visitou os piscicultores, para esclarecer dúvidas e auxiliá-los no processo na criação. 
Hoje, a Unidade Local atende cerca de 100 piscicultores, a maioria deles vive em propriedades localizadas na AM 352 (estrada Novo Airão) e AM 070 (estrada Manoel Urbano).
Além do tambaqui, o pirarucu e o matrinxã também estão na lista dos peixes criados em Manacapuru, em sistemas de viveiro de barragem, tanque escavado e canal de igarapé.
A ideia é aumentar em 15 por cento a produção de tambaqui, que gira em torno de 300 toneladas/ano.

De acordo com a engenheira de Pesca do IDAM, Sandra Portela, noventa por cento dos alevinos conseguem sobreviver, graças aos piscicultores que seguem rigorosamente as orientações da equipe técnica do Instituto. A alimentação dos filhotes, por exemplo, deve ser feita na medida certa. “Os alevinos devem ficar sem alimento durante as primeiras 24 horas no criadouro, por conta do stress causado pela locomoção, feita normalmente de um município para outro”, explicou a engenheira.
Uma nova entrega de alevinos, da mesma espécie, deve ser feita no mês de novembro e deverá beneficiar vinte famílias.

Fonte: IDAM


EmoticonEmoticon