Recuperação de Área de Preservação Permanente apresenta resultados positivos na zona rural de Manaus



Os trabalhos de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) iniciados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas -IDAM, Unidade Local de Manaus, em 2009, já mostram ótimos resultados na propriedade dos produtores Zilda Ferreira Rocha e Antônio Ferreira Gato, localizada na AM 10, km 45, ramal Nova Jerusalém, zona rural de Manaus.



Os resultados foram avaliados no início do mês, pelo engenheiro florestal Raimundo Gerson da Costa e o técnico agrícola Jorge Augusto Reis Monteiro, ambos do IDAM. Conforme Gerson, as práticas de recuperação foram desenvolvidas em uma área de cinco hectares. “O início das atividades foi precedido de avaliação preliminar e planejamento dos trabalhos, onde extensionistas do IDAM em parceria com os produtores realizaram o plantio gradativo de espécies selecionadas com a finalidade de recompor a cobertura vegetal utilizando recursos existentes na propriedade”, explicou.

A principal espécie que compõe o cultivo da área é o açaí (Euterpe oleracea) com 300 pés plantados em consórcio com outras espécies em menor quantidade como a andiroba (Carapa guianensis), seringueira (Hevea brasiliensis), acácia (Acácia mangium), ingá (Inga edulis), buriti (Mauritia flexuosa), cupuaçu (Theobroma grandiflorum), muruci (Byrsonima sp.), umari (Poraqueiba sp.), banana (Musa sp.), tucumã (Astrocaryumsp.), pupunha (Bactrisgasipaes) e bacaba (Oenocarpus sp.). Como primeiros resultados as andirobeiras plantadas em 2009, já estão produzindo frutos.

Recuperação de área – A vegetação estabelecida está ocupando o espaço físico recuperado cobrindo toda área, estabilizando a erosão e interrompendo o processo de assoreamento da nascente e do igarapé decorrente da supressão da vegetação local, tendo em vista a cobertura atual. “Com o sombreamento da área e frutificação das árvores a fauna começa a retornar”, concluiu Gerson.


 Fonte: IDAM


EmoticonEmoticon