Técnicos da Unidade Local do IDAM/Codajás realizaram no mês de agosto, o
Captura do pescado |
acompanhamento técnico da Unidade Demonstrativa (UD) de criação de tambaqui em sistema de tanque escavado, localizada na estrada do Miuá, km 03, município de Codajás (a 240 km de Manaus).
O objetivo foi realizar a sétima biometria para verificar peso e tamanho do pescado, além da qualidade da densidade de estocagem e alimentação.
De acordo com o técnico em piscicultura Edsandro Almeida Maia, a biometria é importante para que seja possível obter o controle do desenvolvimento do pescado. Segundo ele, a técnica ainda diminui perdas na produção e garante uma previsão do período em os que peixes estarão prontos para a comercialização.
Para iniciar a biometria os peixes foram capturados e acondicionados em um taque de 500 litros. A UD possui dois tanques, cada um com 500 unidades de tambaqui.
Edsandro destacou, que com o processo foi possível perceber o ótimo desenvolvimento dos peixes, que hoje estão pesando em torno de 1 quilo. A expectativa é que até o fim do ano eles estejam prontos para a comercialização.
Vale ressaltar, que o sucesso do ciclo depende do empenho do produtor e do acompanhamento técnico. Atualmente o município dispõe de 46 famílias trabalhando com a piscicultura, onde a produção total do município chega em média a 5 toneladas de pescado/ano.
Outras atividades
O cultivo de melancia em Codajás é outra atividade que tem crescido consideravelmente nos últimos meses. Exemplo disso, pode ser conferido na propriedade do agricultor Raimundo Zacarias, localizada no ramal da melancia. Na última quarta-feira, 21, o agricultor com auxilio do técnico em agropecuária do IDAM, Franscilei Furtado, colheu cerca de 3 mil frutos em terra firme.
Já o agricultor Thomas Edwards, trabalha com a criação de aves de postura e possui em sua propriedade um aviário com 3 mil aves, localizado na estrada Codajás/Anori, km 5. Segundo o agricultor, a assistência técnica do IDAM tem contribuído para o fortalecimento da atividade, um vez que já está em andamento a construção de mais dois aviários.
Fonte: IDAM
EmoticonEmoticon