PF prende comerciante que tinha 51 quelônios dentro de casa

Quando a polícia chegou ao local, alguns animais já estavam no carro do comerciante, pronto para serem comercializados de maneira ilegal.

Na manhã deste sábado,uma  equipe de policiais federais da Delegacia de Meio Ambiente (DELEMAPH) prendeu em flagrante um comerciante com diversos quelônios em sua residência, no Bairro Santa Etelvina, sem autorização, permissão ou licença dos órgãos ambientais.

Quando a polícia chegou ao local, alguns animais já estavam no carro do comerciante, pronto para serem comercializados.

Foram apreendidas 51 quelônios, sendo 47 fêmeas de tartarugas amazônicas e 4 tracajás. Algumas tartarugas eram matrizes de mais de 40 anos de idade. Os animais foram trazidos da Região do Rio Branco (afluente do Rio Negro), no estado de Roraima. Algumas estavam mutiladas e machucadas devido aos métodos de captura, confinamento e transporte.

Analistas Ambientais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) analisaram os animais, que receberam tratamento e foram libertados.
De acordo com a polícia federal, os animais eram vendidos por encomenda. As pessoas que compraram os animais também podem vir a ser indiciadas pelo crime de adquirir espécime da fauna silvestre sem licença ou autorização.

A captura de uma fêmea matriz, como as apreendidas pela PF, causa enorme impacto na população de tartarugas e desequilíbrio ambiental na região, segundo biólogos do Inpa consultados pela Polícia Federal. Já há redução de até 70% do número de ovos de tartarugas em certas regiões amazônicas por conta da captura dos animais, informaram os biólogos à PF.









Fonte: D24am


EmoticonEmoticon