Encerrou no dia 30 de abril a campanha de vacinação contra febre aftosa


Encerrou no último dia (30), em todos os municípios das calhas dos rios Amazonas e Solimões a campanha de vacinação contra febre aftosa iniciada no dia 15 de março. 


A equipe técnica do Idam de Fonte Boa (a 678 km de Manaus) com o objetivo de imunizar todo o rebanho existente na região, obteve resultados positivos nessa campanha. 

De acordo com o técnico do Idam, Ricardo Bonet , foram imunizados cerca de 180 animais das propriedades localizadas nas comunidades dos setores de Solimões de Baixo, Meneruá, Maiana, Solimões de Cima, Tarará e Solimões do Meio.

Na oportunidade, técnicos do Idam realizaram Demonstração de Método (DM) sobre a forma correta de vacinar os animais. "É importante saber manusear corretamente a vacina, uma vez que aplicada de forma errada pode não fazer efeito", orientou a técnica do Idam, Suelen Reis, ressaltando que os pecuaristas locais foram orientados sobre os cuidados necessários com a vacina, desde o armazenamento até a aplicação.   
É importante destacar que a doença pode causar vários prejuízos ao criador, principalmente na comercialização, além de ser considerada uma ameaça a segurança alimentar
.



Febre aftosa - É uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida de aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Causada por um vírus a doença pode se espalhar rapidamente caso medidas de controle não sejam adotadas. 






Texto adaptado com informações obtidas na própria Instituação.
Para maiores informações acesse: IDAM


EmoticonEmoticon