Campanha contra aftosa inicia nesta sexta-feira




Inicia nesta sexta-feira, 15 de março, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para as regiões dos rios Solimões e Amazonas. Quarenta e um municípios estarão envolvidos.
A campanha pretende alcançar a meta de manter o Amazonas no status “livre de febre aftosa”.

As vacinas devem ser adquiridas nos postos das Unidades Locais do Idam. Todo o rebanho vacinado na 1ª etapa da campanha que acontece até o dia 30 de abril, deve receber a segunda dose (reforço), por ocasião da 2ª. Etapa, prevista para o período de 15 de julho a 31 de agosto.

Após a vacinação o pecuarista é obrigado a apresentar o recibo da aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (por categoria) à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) – antiga Codesav, para notificação. Caso contrário, ele não poderá receber o Guia de Trânsito Animal (GTA), exigido no momento da comercialização.

 
Os municípios envolvidos são: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamim Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Já no período de 01 a 31 de maio, a primeira etapa da campanha será realizada em vinte e um municípios da região dos rios Juruá, Purus, Madeira e Negro, entre eles Boca do Acre, que detém o status de área livre de aftosa com vacinação; Apuí e Matupi (distrito de Manicoré), que são os maiores produtores de bovinos e bubalinos do Amazonas.

A campanha é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Adaf.

Os municípios são: Apuí, Barcelos, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Novo Airão, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.
E a segunda etapa, para estes municípios, acontece no período de 01 a 30 de novembro.

Fonte: IDAM


EmoticonEmoticon