Algumas Raças de Ovinos

BERGAMÁCIA BRASILEIRA - Raça especializada na produção de leite

ORIGEM - Formou-se no Norte da Italia, notadamente na Lombardia e no Piemonte, possivelmente originando-se de ovinos do Sudão, em tempos remotos, segundo A Di Paravicini Torres. Deu origem ao grupo Alpino, mocho, de orelhas grandes e pendentes. É conhecida ainda na Italia como Gigante de Bergamo e Bielesa.

 ASPECTO GERAL - Ovinos de grande porte, lanados, brancos, mochos. Ovino de múltipla utilidade no seu pais de origem onde é utilizado para produção de carne, lã e leite. Machos adultos com 100/120 Kg; fêmeas adultas com 70/80 Kg.

Para mais informações acesse:  http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=1

DORPER - Raça especializadas na produção de carne
  ORIGEM - A Dorper é uma raça ovina de carne desenvolvida  na África do Sul, através do cruzamento do Dorset Horn com  o Blackhead Persian (conhecida no Brasil por Somális) para ser  explorada em regiões semi-áridas e áridas. Durante a década de 1930 surgiram os primeiros cordeiros produtos deste
cruzamento, que se destacavam-se pelo rápido crescimento e pela qualidade e peso das suas carcaças.

ASPECTO GERAL - O ovino Dorper deve ser simétrico e bem proporcionado ou balanceado. Um temperamento calmo, com uma aparência vigorosa é o ideal. A impressão geral deve ser a de um ovino
robusto e bem musculoso. O Dorper foi criado com o único propósito  de produzir carne, o mais eficientemente possível, sob variadas e mesmo desfavoráveis condições ambientais.

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=3

Poll Dorset
ORIGEM – Os ovinos primitivos dos condados de Dorset e Somerset, no Sudoeste da Inglaterra, eram pequenos, rústicos, com chifres pequenos, membros longos, com lã branca e escassa, mas produtores de carne muito apreciada.

ASPECTO GERAL – Ovino produtor de carne, do tipo lã curta e branca, de tamanho médio, segundo o padrão atual, de corpo comprido e de excepcional conformação, que corresponde a uma carcaça de qualidade.

Para mais informações acesse:  http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=4


Hampshire Down
ORIGEM - A raça Hampshire Down teve como berço os condados de Wilts, Hants e Dorset, no sul da Inglaterra, região  bastante fertil e levemente ondulada, conhecida popularmente como West  Downs. Os seus ancestrais eram ovinos primitivos que pertenciam a duas  raças: Wiltshire e Berkshire Knots. Os Wiltshire eram grandes, com cara e patas sem lã e com chifres recurvados para trás,  os Berkshire Knots possuiam a cara e as patas negras. Ambas apresentavam animais de corpo estreito, com pernas longas, prolíferos, rústicos mas com pouca cobertura muscular. Procurando melhorar a aptidão carniceira destes ovinos, os criadores aperfeiçoaram o sistema de alimentação e iniciaram os cruzamentos com a raça Southdown, que foi introduzida nos rebanhos Wiltshire e Berkshire no início do século XIX.

Para mais informações acesse:  http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=5



ASPECTO GERAL - Animais de porte médio com cauda de base larga e ponta de lança. Deslanados ou com pouca lã. Chifrudos, (aspados) ou mochos. Machos adultos com 45/50 kg; fêmeas adultas com 30/40 kg.

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=12

Santa Inës


ORIGEM - É uma raça desenvolvida no nordeste brasileiro, resultante do cruzamento intercorrente das raças Bergamacia, Morada Nova, Somalis e outros ovinos sem raça definida (SRD). Sendo as características atuais um produto da seleção natural e dos trabalhos de técnicos e criadores fixando-as através de seleção genealógica.
SPECTO GERAL - Animal deslanado, com pêlos curtos e sedosos, de grande porte com média de peso para macho de 80 a 120 Kg e para as fêmeas de 60 a 90 Kg, com excelente qualidade de carne e baixo teor de gordura, pele de altíssima qualidade, rústicos e precoces, adaptável a qualquer sistema de criação e pastagem, e as mais diversas regiões do país. Fêmeas prolíferas e com boa habilidade materna.

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=14



Somalis
Encontrada em sua maioria nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. É originária da Ásia Central. São animais rústicos, de porte médio, cuja característica principal é a cor negra da cabeça e pescoço, admitindo-se também a tonalidade parda. São mochos e possuem pouca lã. 

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=15

Suffolk


 ORIGEM - Oriunda dos condados de Norfolk, Cambridge, Essex e Suffolk, no sudoeste da Inglaterra, foi formada a partir do cruzamento de carneiros Southodown com ovelhas selvagens de Norfolk. Estes ovinos nativos caracterizavam-se por terem e membros pretos, serem ambos os sexos aspados. Eram muito rústicos, ativos de velo leve e conformação defeituosa, de esqueleto  forte e membros compridos, mas muito prolíficos e, desde a antiguidade,  eram muito apreciados pelo sabor de sua carne.

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=16 

Raças especializadas na produção de carne TEXEL
 ASPECTO GERAL - Ovino de tamanho médio, tendendo para grande, muito compacto, com massas musculares volumosas e arredondadas, constituição robusta, evidenciando vigor, vivacidade e uma aptidão predominantemente carniceira. Atualmente é considerada uma raça de carne e lã, pois a par de uma carcaça de ótima qualidade e peso produz ainda apreciável quantidade de lã.

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=17 

East Friesian

 CARACTERES GERAL – É um ovino de bom tamanho, biotipo leiteiro, anguloso e hipermétrico. Raça predominantemente leiteira, mas com apreciável produção de carne e lã. Os machos atingem 80 a 90 cm de altura e pesam de 90 a 120 kg. As fêmeas pesam de 70 a 75 kg.

Para mais informações acesse: http://ascoca.com.br/site/racas.php?pagina=18

 Fonte: ASCOCA 


EmoticonEmoticon