Cães: Avaliação do comportamento sexual e ciclo reprodutivo por citologia vaginal.

     O projeto de iniciação cientifica intitulado "Avaliação do comportamento sexual e ciclo reprodutivo por citologia vaginal em cadelas de diferentes raças (Canis familiaris, LINNAEUS, 1758) da região de Manaus-AM" realizado pela estudante de zootecnia Márcia Lorena Monteiro da Silva, orientada pela Prof.ª Dr.ª Roseane Pinto Martins de Oliveira, em parceria com a Pet Stop Animal Care, tem como objetivo avaliar o comportamento sexual das fêmeas caninas relacionando à fase do ciclo estral pela citologia vaginal.
Realização da coleta da citologia vaginal em cadelas da raça pug.






     O ciclo estral da cadela se divide em fases sucessivas e individualizadas, sendo elas: proestro, estro, metaestro, seguido de anestro. Estas fases podem ser diferenciadas por exames hormonais ou citológicos, o que permite estimar o período de fertilidade, distúrbios do ciclo estral e inatividade sexual. Para este trabalho são realizados exames citológicos vaginais em cadelas afim de identificar seus escores reprodutivos, para assim, compara-los com o comportamento sexual exibido pelo animal em cada fase. São utilizadas cadelas de raças diferentes e com tamanhos, pesos e idades variadas. Com o auxílio de swab é realizada a citologia vaginal e o material recolhido desta pratica é fixado em lâminas devidamente identificadas e numeradas para análise.

     Além de colher amostras dos esfregaços vaginais para que seja feita a estimativa por citologia vaginal, também é avaliado o comportamento sexual apresentado pela fêmea no momento, analisando possíveis sangramento e inchaço da vulva para que assim ser associado à fase estral na qual a fêmea foi classificada. 


EmoticonEmoticon