Placas na av. Ephigênio Sales, em Manaus, alertam motoristas sobre a presença de periquitos



Os periquitos que habitam as árvores da avenida Ephigênio Sales, Zona Centro-Sul, ganharam um novo apoio para se manterem são e salvos daqui para frente. Por iniciativa do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), duas placas de sinalização orientam, desde o dia 26 os motoristas que trafegam na via para a redução da velocidade. Segundo o Instituto, a ação faz parte de um conjunto de ações que visam à permanência da espécie no local, mesmo após a morte de mais de 200 aves neste mês.

De acordo com o presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, a instalação das placas com a inscrição “Reduza a velocidade, abrigo de aves silvestres” faz parte de um conjunto de ações do órgão. Ele explica que todos os pássaros escolheram a área por instinto. “Eles consideram a área segura para pernoite. Os bandos de periquitos são muito grandes e tudo isso tem o objetivo de conter os perigos para a espécie”, disse.

Além da sinalização, uma equipe do Ipaam realizou, ainda, a poda dos galhos mais baixos das árvores plantadas no meio-fio. Segundo  Stroski, a medida pretende evitar principalmente que veículos pesados colidam contra parte das vegetações habitadas pelos periquitos. “Na avenida existe uma placa que pede aos motoristas para trafegarem pela direita, porém muitos não respeitam e andam pela faixa esquerda, onde ficam as árvores”, afirma o presidente. O órgão ainda afirma que deve iniciar um diálogo com Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) sobre fiscalizações mais rígidas na avenida.



Fonte:http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-Placas-motoristas-Ephigenio-Sales-silvestres_0_1274272579.html


EmoticonEmoticon