Rumentec reúne estudantes e produtores na Ufam

Mesa de Abertura do Rumentec
O Grupo de Pesquisa Pastagem e Ensilagem na Amazônia (PEAO) e a Faculdade de Ciências Agrárias  da Universidade Federal do Amazonas promoveram, nesta terça-feira, 11, no auditório Samaúma, na FCA, o evento “Rumentec Amazonas 2014. A mesa de abertura contou com a participação do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Néliton Marques, do coordenador do curso de Zootecnia e do evento, Fábio Jacobs, e do Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Amazonas), Aécio Flávio Ferreira da Silva Filho.
A programação do evento teve como apresentação principal o professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Petrônio Porto, que proferiu a palestra “Aspectos produtivos dos animais leiteiros – manejo nutricional, pela manhã e à tarde profere mais duas palestras: “Melhoramento na bovinocultura leiteira – aplicação prática nas propriedades” e “Índices zootécnicos na ovinocultura: métodos práticos para calcular na propriedade”. No final das apresentações ocorre uma mesa redonda com debate e perguntas do público.
Fabio Jacobs
O coordenador do evento, professor Fábio Jacobs, afirmou que o objetivo é  apresentar ao público o relato da experiência do palestrante em outros centros produtores de leite e agregar conhecimento aos estudantes do curso. “O palestrante, o Petrônio Porto, é do Paraná e sabemos que os maiores produtores de leite e carne estão no sul do País. Trazer alguém dessa região é extremamente importante. Contar experiências e de que maneira podemos melhorar nossa produção local é importante. O evento tem o objetivo de agregar conhecimento aos alunos e também a produtores locais de leite”, destacou o coordenador.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Muni Lourenço, patrocinador do Rumentec, destacou a contribuição do evento para o desenvolvimento do agronegócio no estado do Amazonas. “É um evento de grande relevância que promove um debate técnico de muita qualidade a respeito da produção da pecuária de leite. É muito importante para aprimorar a qualificação dos futuros profissionais de Zootecnia e que vão dar suporte para o desenvolvimento da pecuária de leite do estado do Amazonas. A Ufam está de parabéns e nós não poderíamos estar distante de uma iniciativa como esta. É uma honra poder apoiar a realização desse evento que tem como objetivo a produção leiteira, um seguimento que vem apresentando um crescimento muito significativo do agronegócio no Amazonas. É um evento que ocorre no momento importante para discutir a pecuária de leite que é um seguimento que vem crescendo no interior”, afirmou Muni Lourenço.

A estudante do 9º período do curso de Zootecnia da Ufam, Regina Oliveira, disse que esses eventos são bons para acrescentar na formação acadêmica. “É importante   para nós estudantes esse tipo de evento porque só faz acrescentar conhecimento. São informações que acabam direcionando a vida profissional. Isso ajuda muitos alunos a escolher em que área irá atuar no mercado de trabalho. Também é interessante porque saímos de sala de aula e temos o relato de pessoas de outras regiões que trazem novos conhecimentos e experiências”, afirmou a estudante Regina Oliveira.
Estudante Regina Oliveira
  















FONTE:UFAM


EmoticonEmoticon